Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de março de 2011

CORRUPÇÃO OU POR OPÇÃO

O Brasil se acostumou com a corrupção!

Quanto tempo ela existe no país? Desde o tempo da chegada dos primeiros brasileiros, que eram degredados, bandidos, a escória. Sempre foi assim desde o nosso nascimento como país.

O Brasil se acostumou com a corrupção! Frente a fatos denunciados quase quotidianamente parece que vivemos imersos na corrupção e que nos acostumamos, e aceitamos como algo que está no nosso DNA de país, sempre fomos assim, o povo brasileiro é assim. SERÁ????

Esses dias lendo um livro que comentava sobre o mensalão e que depois de dois anos (hoje são cinco e meio) os "culpados" ainda não haviam ainda sido julgados, me dei conta que eu até tinha me esquecido de tudo.

Relendo me lembrei da gravidade (leia aqui) e de como o então presidente Lula conseguiu distanciar-se de tudo. Mas eram somente pessoas do seu convívio mais íntimo (lei aqui). Tudo foi tão esquecido que no final do seu mandato o ex-presidente sentiu-se tranquilo para retomar o assunto e dizer que tudo tinha sido uma ação das elites contra o seu governo popular.

CARA DE PAU É O MÍNIMO QUE DÁ PARA FALAR. MELHOR SERIA CONTINUAR CALADO!

Usa e abusa do nosso esquecimento. Não é mais notícia na imprensa! Perde o seu valor para nós cidadãos. FORAM FATOS GRAVÍSSIMOS FOI GENTE DA INTIMIDADE DO PRESIDENTE.

Porque resolvi falar sobre este tema no meu blog? Porque dei o título corrupção ou por opção?

Porque o tema da corrupção está muito vinculado em nosso país ao tema da política e muitas vezes nos dá desânimo. As minhas últimas reflexōes sobre GESTÃO E POLÍTICA acabaram também falando sobre corrupção por causa de tudo o que aconteceu para se efetivar o salário mínimo conforme a proposta do governo.

Dizer que um grande volume de recursos públicos (leia aqui) foram liberados poucos dias antes da votação, primeiro no Congresso e depois no Senado, deveria receber que nome? CORRUPÇÃO OU OPÇÃO de um poder executivo que prefere um legislativo assim, pois pode por isso conduzir os "seus" projetos sem problema.

Vejam uma consequência disso: o executivo editou um lei que determina a “política de reajuste” do salário mínimo até 2015, com critérios "técnicos" e não havendo a necessidade de submeter-se ao Congresso (leia aqui). O Congresso aceitou como aceitará qualquer coisa que seu DONO, desculpe presidente, ou melhor presidenta, DETERMINAR. Em outras épocas isso seria chamado DITADURA.

Foi daí que lendo o livro resolvi refletir aqui porque li na Veja aquilo que provavelmente é a conclusão de muita gente: essa lei é boa porque "evitará" que todos os anos o executivo tenha que fazer os acordos com o legislativo, gastar esse montão de dinheiro que sempre se gasta nessa época. COMO PODE SER VISTO O MENSALÃO NÃO ACABOU e por isso me lembrei dele.

Daqui a pouco concluiremos que é melhor que nada seja votado e tudo seja executado pelo executivo, pelos menos assim não se acaba com a corrupção mas se acaba com a "necessidade" de comprar voto. Isso é uma passo de uma "democracia" onde somente exista o executivo. Será que conseguimos identificar um partido ou pessoa no governo que tenha raízes em ideologias que OPTAM por uma ditadura como verdadeira forma de governo?

POR ISSO PENSEI NO TÍTULO: CORRUPÇÃO OU POR OPÇÃO. Será que é somente a ganância de alguns ou opção de todos que leva ao não enfrentamento do problema ?

Será que é uma opção que tudo fique sempre assim porque chegaremos um dia ao verdadeiro governo do povo: UMA DITATURA ONDE SOMENTE POUCOS DECIDEM O QUE SABEM QUE é MELHOR PARA TODOS.

Ainda não me esqueci que não entendi se realmente era necessário um salário a 545. Ninguém debateu seriamente sobre isso. TALVEZ NÃO SEJA NECESSÁRIO QUE NEM EU NEM NINGUÉM FIQUE SABENDO MESMO, TEMOS UMA PRESIDENTA A PENSAR POR NÓS.

Para nós do GPC o debate e o respeito pela opinião alheia é fundamental na sociedade como um todo e ainda mais na política porque essa é uma de suas características básicas. Seria muito melhor debater com transparência os temas fundamentais para o país e aceitar a opinião de quem discordo.

Do modo como o hoje é feito somente alimenta e mantém a corrupção, de tal modo que parece que é uma opção para governar-se.

Nós todos estamos sujeitos ao erro e ao equívoco, ou seja a sermos corrompidos, o problema é que ela se tornou opção de vida e de governo no Brasil e assim não haverá solução para o problema.

É NECESSÁRIO QUE ESSE MAL SEJA CORTADO, EXTIRPADO DO NOSSO PAÍS, EM ESPECIAL NA POLÍTICA, INCLUSIVE PARA QUE CRESÇAMOS ECONOMICAMENTE E SOCIALMENTE.

PARA ISTO O GPC QUER FAZER POLÍTICA E ESPERO QUE OUTROS SE ENVOLVAM CONOSCO.

Nenhum comentário: