Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

A MÍDIA, WILLIAN E KATE, JOÃO PAULO II E BIN LADEN

A imprensa brasileira foi tomada na semana passada pelo casamento do Príncipe Willian e Kate Middleton que se tornou o assunto falado e visto em cada casa e local de trabalho, também aqui no Brasil. Mas o que as pessoas queriam ver?

No fim de semana as notícias foram sobre a beatificação do Papa João Paulo II, que morreu há  apenas 6 anos e já foi reconhecido pela Igreja como beato, ou seja, uma pessoa que viveu a fé cristã de tal maneira que todos devemos olhar para a sua vida se quisermos ser santos, ser felizes, como comentei aqui anteriormente (Receita para a felicidade?? Na ciência ou na vida?). Quem quer ser feliz?

Na segunda-feira acordamos com a notícia de que no domingo mataram o Bin Laden. Houve muita comemoração nos EUA. O Obama salvou o ano dele. Mas que benefício isto trará para nós todos?

Os fatos sucederam-se no noticiário como se fossem assuntos conectados: mas o que um casamento real, uma beatificação e uma operação militar tem a ver entre si? Do ponto de vista da imprensa, que vendem audiência. Não existe nenhuma qualificação no modo como  são apresentados, tudo parece igual no final das contas.

Como comentei outras vezes (A política  tem jeito? Tem, a imprensa não sei) a imprensa tem muito a ver como nós brasileiros nos posicionamos diante da vida, quer dizer diante dos fatos como se sucedem no nosso dia-a-dia.

Mas se a imprensa não tem outro interesse senão o de vender, como nos posicionarmos?

Eu penso que devo iniciar a partir de mim mesmo, do meu desejo de felicidade, que é um marca que nos constitui como pessoas. Em que medida algo que acontece responde a esse desejo? Assim, para mim a beatificação do Papa, a sua vida, é o fato para o qual quero olhar. Eu, como muitos dos que lerão essa postagem, acompanhamos a sua vida, até vimos e ouvimos esse Papa e penso que todos diríamos: este sim é um homem que gostaríamos de ser!

Partindo de como um fato impacta em mim, posso olhar para a vida. O casamento real como qualquer relacionamento humano não pode ser usável como um mero produto, isto trará conseqüências para essas pessoas. Não precisa ir muito longe, basta ver o exemplo dos pais do próprio Príncipe, para entender que o que falei não é pura possibilidade. Esse é um casamento que não queria para mim de modo algum!

Na morte do Bin Laden não é possível não ver como representa também, talvez principalmente, a necessidade do político, Obama, de responder a um povo atingido na sua pretensa auto-suficiência e, assim, recuperar parte da sua imagem como presidente e poder pensar em ter condições reais de vencer as eleições no ano que vem.

Fora isso o que acrescentou realmente a paz mundial, quais as conseqüências terá na relação ocidente com o islamismo? Ninguém sabe, mas parece que não era o motivo principal. Que bem esta ação trouxe para o mundo? Porque não prendê-lo simplesmente?

No meio desses eventos mundiais o noticiário passou a falar sobre a aceitação pelo PT do pedido de refiliação de Delúbio Soares. É importante lembrar que ele fora expulso em 2006 por causa do seu envolvimento com o mensalão. Que belo exemplo?

Se uso o mesmo método que proponho nesta postagem e considero que as insinuações feitas na imprensa de que o PT aceitou a refiliação por causa  das possíveis conseqüências caso o Delúbio começasse a falar o que sabe, a única conclusão é que esse tipo de política não quero fazer por qualquer motivo que seja!

Assim, para mim, para você, para nossa população, para que possamos posicionar-nos frente a qualquer fato, inclusive a política, o fundamental é educar-se a essa comparação que comentamos anteriormente. O que me faz feliz?

Nenhum comentário: