Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

PODER: FHC, LULA, DILMA....E PALOCCI!!!

Semana passada escrevi sobre o desenrolar do episódio Palocci como "consultor excesssivamente bem sucedido” e sua situação no governo Dilma. Um grande amigo me mandou um email questionando que tenho concentrado minhas postagens no governo federal.

A minha opinião eleitoral sobre a candidata Dilma foi expressa aqui algumas vezes. Não votei nela e expressei aqui os motivos. Também escrevi aqui após a vitória da Dilma que não sou anti-petista nem serrista, mas a minha opção está vinculada ao modo como vejo a política, a relação entre sociedade e estado, idéias que estão expressas em páginas deste blog.

Porque falar do episódio Palocci? Para falar mal da Dilma? Para falar mal do PT?

Evidentemente Palocci, Dilma, PT e Lula estão interligados na política.

Na minha opinião, não cabe dizer que a Dilma foi bem avaliada mesmo com o episódio do Palocci, aliás o Lula também foi apesar do mensalão, dos aloprados e do próprio Palocci, que não podemos esquecer é reincidente, não como ministro e ex ministro, mas em envolvimento em escândalos, aliás me disseram que a fama dele em Ribeirão Preto é antiga.

Não vale dizer que outros roubaram, que houve escândalos no governo FHC e que corrupção em política não foi inventada pelo PT, mas que nunca antes nesse país, apesar disso, os pobres foram tão valorizados.

O FATO CONTINUA O MESMO. DE ONDE VEIO, PORQUE VEIO E PARA ONDE FORAM OS 20 MILHÕES "ARRECADADOS" PELO PALOCCI BEM NO FIM DA CAMPANHA DA DILMA?

Ter sido demitido evidentemente não responde, não resolve!

Esta era a primeira intenção da postagem anterior que não tem nada a ver com ser contra ou a favor da Dilma. Fui contra a sua eleição e já expliquei, porém enriquecimento patrimonial de 20 vezes em quatro anos de uma pessoa escolhida como ministro, após esta mesma pessoa já ter saído de um governo anterior por envolvimento em um escândalo, É OUTRA COISA TOTALMENTE DIFERENTE.

Tinha um segundo motivo que é o mais importante e que tentei introduzi-lo a partir da Dilma e do Palocci que é o poder, especificamente o político. Qual a sua finalidade? Este era o objetivo da postagem! O objetivo do poder político é o enriquecimento dos que estão no poder?

Esta é para mim a mensagem do episódio recente do ex ministro Palocci e de outros semelhantes: seja de FHC ou Lula, Dilma ou Serra, não é meu objetivo fazer uma investigação sobre se aconteceu ou não. Quero debater o poder político cuja principal finalidade seja enriquecer quem está no poder! Isso é o que um episódio como esse ensina aos jovens.

Mas havia também um terceiro motivo: falar de um poder que é mais importante que esse do governo e que é daqueles que estão fora deste poder, mas que tem de se posicionar para que algo de bom seja feito. Nós temos que nos posicionar seja em relação a quem quer que seja: Lula ou FHC, Serra ou Dilma.

Gostaria aqui de introduzir um trecho que li essa semana e que diz que não temos medo do poder, mas das pessoas que dormem, porque é sua impotência que cria a potência deles. A "influência do poder está em proporção direta com a nossa impotência." "Isso quer dizer que uma incidência tão forte do poder sobre nós acontece também por conivência nossa." O trecho continua “nós não falamos do poder porque temos medo, falamos do poder porque precisamos despertar do sono. A força do poder é a nossa impotência. [...] Porém, nós não temos medo do poder, temos medo das pessoas que dormem e, por isso, permitem ao poder que faça com elas o que quiser" (Livro dos Exercícios da Fraternidade de Comunhão e Libertação, página 17).

“Falamos do poder porque precisamos despertar do sono.”

Este é o principal motivo, despertar-nos do nosso sono social e político, que é a força principal de quem quer usar dele para manter-se no poder.

Para mim precisamos agir para construir um poder cuja única finalidade seja a sua razão de existir, a POLIS, a cidade, o povo, a sociedade. A sociedade significa problemas concretos que as pessoas tem: de saúde, de educação, de segurança, de fome, de trabalho, de lazer, em outras palavras: CIDADANIA.

Aqui me parece reside a questão: se num governo, como o da Dilma e como qualquer outro, as pessoas ascendem a ele para o seu enriquecimento, é evidente que este será um espaço de corrupção, como ocorre no Brasil e em qualquer lugar do mundo.

Somente um poder como serviço ao outro, as suas necessidades concretas, é um poder digno de ser exercido.

Mas um poder assim, não nasce do nada, de boas intenções, nasce na medida que os sem poder como nós começarmos a agir politicamente, se não aceitarmos um papel secundário, quando o nosso é o central. AÍ COMEÇA A MUDAR.

AMIGO É SOBRE ISSO QUE QUIS FALAR!

Nenhum comentário: