Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

COMO ACABAR COM A CORRUPÇÃO? VEJAM O LULA TEM UMA RECEITA!

O ex-presidente Lula acaba de dar uma entrevista onde aborda o tema da corrupção (veja). Ele recebia o título de doutor honoris causa na Universidade Federal da Bahia onde comentou as denúncias de corrupção com as consequentes saídas de quatro ministros do governo dando a sua receita para resolver o problema:
"Político tem de ter casco duro", disse, ao se referir à saída do ex-ministro do Turismo, Pedro Novais. "Se o político tremer a cada vez que alguém disser alguma coisa errada dele, se ele não enfrentar a briga para provar que estava certo, as pessoas vão sair (do governo) mesmo."

Como sempre a culpa pelas denúncias é da "direita", que resolveu assumir a bandeira da corrupção.

Quero aqui discutir tendo em conta que muitos do que ao lerem o que vou escrever dirão: "claro ele é contra o PT". Porém, é evidente para mim que esse discurso do Lula não se restringe a ele e ainda menos ao seu partido. Podemos dizer que não há exceções enquanto siglas partidárias, embora haja exceções em termos de pessoas com militância política. Conheço algumas exceções,  são poucas  infelizmente.

 
PARA MIM PORÉM O LULA NÃO FAZ E NUNCA FEZ PARTE DESTA LISTA. NÃO ESTÁ SÓZINHO, TEM MUITOS COMPANHEIROS, MAS O SEU  ENDEUSAMENTO É ABSURDO. Porque digo isso?

Vamos ao recente discurso do Lula para compreender o que quero dizer:
"Político tem que ter casco duro". Ou seja não é um problema de VERDADE, mas de quem consegue ou não dar uma resposta. Eu sei que a imprensa muuuuuiiiittttaaasss vezes comete injustiça. Condena a priore. Ok! Porém, no caso em pauta o ex-ministro do Turismo Novaes: ele pagou uma festa no motel e sua empregada com dinheiro público somente para falar as duas que me lembro.

O problema é ter casco duro ou vergonha na cara?

Para o Lula, como está acostumado com a corrupção, o problema somente existe se o político não conseguir se defender. Ele podia dizer que as provas são falhas em relação ao ex-minstro Novaes, eu aceitaria, mas dizer que o problema é que ele é fraco na sua defesa, me desculpem o meus amigos petistas e simpatizantes: É UM ABSURDO.

O segundo ponto é o reduzir a questão a oposição e a direita. É verdade a oposição está tentando usar dos fatos para ver se melhora politicamente. É verdade se o Lula se considera de esquerda (embora isso hoje seja algo incompreensível  do ponto de vista político) quem discordar dele pode ser chamado de direita.

Mas o ponto que considero absurdo é que ele, que sempre se disse ao lado dos movimentos sociais, que nasceu de dentro dos movimentos sociais, reduza o que aconteceu no dia 07 de setembro a coisa de direita. Não foi a minha percepção. O que eu vi foi gente comum que nem quer ser de partido, nem de direita ou esquerda, mas que resolveu expressar a sua opinião.

Para mim, ao contrário do Lula, só resta aplaudir inciativas como essa. Embora eu não tenha participado, fui convidado pelo Facebook por um amigo. Espero que a iniciativa não se resuma ao que aconteceu, mas que resulte em mais debate e mais participação na política, sem o que pouca coisa pode ser feito.

É por isso que penso que o Lula é um grande mau exemplo para o país. Que a sua contribuição para a política somente serve para que cada dia existam pessoas mais desinteressadas pela política.

Eu entendo que ele se sinta em condição de dizer essas barbaridades porque continua recebendo títulos de puxa-sacos e sendo endeusado por uma população que melhorou de algum modo a sua renda, embora não a sua condição social.

Mas para quem recebeu o proveito de uma formação educativa como não ver que ele safou-se do caso mensalão, mas é evidente que ela sabia e estava envolvido. Porque como presidente ou ele era incompetente (e isso politicamente ele não é) ou estava envolvido, Ele estava envolvido como presidente do governo onde aconteceu o mensalão.

Ou como esquecer que a turma que está saindo do atual governo já estava "trabalhando" no governo dele. Ou seja se pensamos que a Dilma está fazendo um bom trabalho de limpeza, isso significa imediatamente que o Lula não fez.

Para mim o problema não é de casca grossa, embora é evidente que ela funciona, funcionou para o Lula. O problema é de porque fazer política? O que as pessoas que militam na política estão buscando?

Eu já dei a minha uma opinião em diferentes postagens aqui: POLÍTICA É UM SERVIÇO. O SEU EXCLUSIVO INTERESSE É O BEM COMUM.

Se você apoia o Lula quer dizer que o problema da política é da versão mais forte, é uma pena, mas continuamos amigos. Mas se você pensa como eu e quer uma política como serviço proponho de iniciarmos um movimento não de combate a corrupção (é muito pouco), mas de CIDADANIA E FELICIDADE PARA O BRASIL.

2 comentários:

Carla disse...

O problema é realmente a falta de vergonha na cara, BRIO palavrinha esquecida atualmente, Lula, Manoel Costa,ministros, turismo, agriculturaetc, etc, Congresso, Senado e por ai vai Brasil ou Brazil?

JHONATHAN disse...

O QUE TEM DE CIÊNCIA NA POLÍTICA POR TRAZ DA BABOSEIRA QUE TEREMOS QUE ENGOLIR SEM PERCEBER?
A PARTE DA CIÊNCIA SÓ TEM HAVER COM O QUE FAZER PRA GANHAR. NAO COMO GOVERNAR NEM MELHORAR A VIDA DE NINGUÉM, APENAS GANHAR.
NAO IMPORTA O QUANTO BURRO HIPÓCRITA OU CRIMINOSO UMA PESSOA POSSA PARECER...
O CARA QUE NUNCA FALA NADA MAS NUNCA PARA DE FALAR. NAO VOU ME TORNAR O CARA QUE FALA SOBRE MORALIDADE, ENQUANTO MINHA SECRETARIA ME MASTURBA POR DEBAIXO DA MESA. SIM! POR FAVOR.
O CARA QUE EMBOLSA MILHOES QUE NAO SAO DELE, DEPOIS VOCIFERA COMO UM PREGADOR QUANDO É DESCOBERTO. E QUANTOS NUNCA SAO DESCOBERTOS?
SE ISSO É SER MAIOR QUE UM CIDADAO HONESTO COM UM EMPRRGO HONESTO, QUE SE DANE!