Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

HOJE É DIA DE SÃO FRANCISCO. O QUE ISSO TEM QUE VER COM POLÍTICA E CORRUPÇÃO?

Hoje é dia de São Francisco, mas falar dele não é um modo de abandonar o tema da política sobre o qual venho escrevendo.

Mas o que a vida dele tem a ver com política?

Em primeiro lugar a política para não se tornar corrupção, como comentei nas postagens anteriores (veja), deve ser serviço e não busca dos próprios interesses.

Como escrevi o problema não é da política, mas do modo como ela é feita, são as opções, as escolhas que a pessoa faz.

"Como a corrupção nasce de motivação e escolhas, o seu combate nasce do mesmo modo. Para nós nasce da intenção de que haja uma sociedade mais justa e solidária e da utilização da política a serviço dela."

Ai que entra São Francisco ele ficou conhecido pelas opções que fez.

São Francisco era um jovem rico que aproveitara a vida até aquele momento, até encontrar algo pelo qual valia a pena viver e assim, deixar toda a sua riqueza para dedicar a sua vida Àquele que ele encontrou.

Muitas vezes pensamos que o problema é da política porque ela está vinculada ao poder e o poder sempre corrompe. O grande poder do mundo é o DINHEIRO, E DINHEIRO CORROMPE.

Este é o senso comum! Isto é o que nos ensinam diariamente os poderosos do mundo.

Quem não concordaria que a única solução é fugir da política para não ser corrompido pelo poder.

Mas o exemplo de São Francisco ensina que o dinheiro não é fonte necessariamente de corrupção porque se assim fosse ele teria se tornado um comerciante e não o homem que amou a pobreza. Por esse Amor que ele encontrou na vida o valor de tudo ficou secundário, tão secundário que ele abandonou tudo.

É exatamente o contrário do que acontece com os políticos quando aproximam-se do poder o dinheiro passa a ser o ponto mais importante e tudo fica secundário a isso. Daqui nascem as corrupções que temos assistidos quase diariamente serem denunciadas pela  imprensa.

Eu já me candidatei. Hoje muitas pessoas tem me perguntado se eu não vou me candidatar de novo. Se o senso comum valesse, se eu me canditasse de novo era porque estava buscando poder e dinheiro, tudo que eu tenho escrito aqui no meu blog seria mentira.

Não é porque eu também encontrei um Amor pelo qual vale a pena dar a vida. Não sou São Francisco, mas a mesma razão que ele tinha eu tenho. Essa razão gera uma companhia humana que é uma amizade, na qual eu confio inteiramente. O único modo de manter a intenção inicial não  é uma força pessoal, mas uma força da pessoa que nasce de uma companhia que foi fundada por esse AMOR que vale a pena viver.

Assim, ter algo pelo qual vale a pena viver é a única possibilidade de optar não por interesses individuais, mas por aqueles que contribuem para vida de todos. Assim a política pode ser serviço e o uso do poder pode ser em função do bem comum.

Nenhum comentário: