Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PC DO BOLSO (1): A CORRUPÇÃO DA ESQUERDA É DIFERENTE? OU SOMENTE CORRUPÇÃO?

Essa semana dominou o noticiário naconal o "esquema" montado no Ministério do Esporte pelo Partido Comunista do Brasil. Independente de serem verídicas as acusações do sargento João de Brasília, como justificar o mapa de distribuição de verbas do ministério no qual prefeituras vinculadas ao partido receberam a maior parte da verba distribuída (leia matéria sobre esse assunto).

Sendo assim a revista Época(1) desta semana deu esse novo nome ao partido porque podem ser mentirosas as denúncias do sargento, mas que chama a atenção essa mapa de distribuição de recursos, isso chama.

Será diferente a corrupção de um partido comunista da do  PMDB ou PR?

Não é em nenhuma hipótese! Corrupção nesse caso é o uso do dinheiro público de modo indevido. Mesmo que a utilização tivesse sido dentro  dos objetivos do programa (parece que não foi) o simples fato de usar deliberadamente esses recursos para atender objetivos que não são públicos é corrupção.

Se o dinheiro vai para o bolso de alguém vinculado ao esquema de desvio de dinheiro ou se vai beneficiar de qualquer modo politicamente alguém do partido (parece que não foi só isso) É CORRUPÇÃO DO MESMO MODO.

Como comentei em postagem anterior é muito difícil falar sobre as motivações de quem quer que seja, e assim até provem em contrário alguém poderá ser verdadeiramente inocente, mas do ponto de vista legal se existe um programa que deve beneficiar crianças carentes e eu ao invés de atender as mais carentes por algum critério socialmente aceito, eu atendo obedecendo critérios políticos independente das motivações É CORRUPÇÃO.

Hoje à noite houve programa do partido procurando se defender justificando tudo em cima da história do partido.

Isso não muda nada: ou existe justificativa técnica para distribuição do recurso de acordo com o mapa acima mencionada ou não tem. TEM?

Infelizmente o nosso estado não é transparente. Um cidadão como eu não conseguirá nunca fiscalizar o uso do dinheiro pelos governos: federal, estaduais ou municipais. Pode haver até informação disponível, mas o modo como é disponibilizada  praticamente impede um cidadão comum de compreendê-la.

Enquanto estiveram fora do governo os partidos de esquerda tinham a seguinte mensagem: de direita é corrupto, de esquerda ético. Hoje tendo assumido diferentes papéis de governo na sociedade brasileira esse discurso não faz mais o menor sentido. Corrupção não tem partido nem ideologia.

Sendo assim nós somente podemos nos sentir desanimados cada vez que aparece uma notícia desta. Imaginem se tudo o que acontece fosse divulgado!

Um outro fato que impressiona é que essas denúncias tem sido feitas por cidadãos cuja credibilidade é baixa. Neste caso como no mensalão (lembram do deputado Roberto Jeferson) e todos que aconteceram de lá para cá tiveram esse ponto em comum. Evidentemente os acusados usam disso para se defender e se desviam do assunto básico.

SOMENTE UMA SOCIEDADE PARTICIPATIVA PODERÁ ENFRENTAR ESSAS QUESTÕES. ISSO COMEÇA PELA ESCOLHA DOS NOSSO FUTUROS REPRESENTANTES.

Nenhum comentário: