Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CÓDIGO FLORESTAL A QUEM INTERESSA? USINA DE BELO MONTE E DESTRUIÇÃO AMBIENTAL?

Esta semana reacende-se o debate ambiental no país em função da votação do novo Código Florestal pelo Congresso. Retornou junto o assunto da construção da usina de Belo Monte e da sua repercussão ambiental.

A pergunta que me ocorreu lendo o noticiário foi a quem interessa a defesa e o ataque ao novo código e a construção de novas usinas hidrelétricas no país?


A revista Veja desta semana (Edição 2246) trouxe o assunto na capa divulgando um debate que ocorreu na internet a partir de um vídeo postado sobre o tema onde artistas "globais" atacam a construção de Belo Monte (Nocauteados pela lógica, pag. 140-146). Segundo a revista as justificativas do ataque demonstram um desconhecimento deles, o que foi comprovado por outros vídeos postados por estudantes universitários que estudaram profundamente o assunto e "demonstram" os equívocos dos artistas.


Interessante notar que seis páginas depois a revista volta a uma discussão anterior sobre o tema dos emails trocados entre pesquisadores ambientais (Sem clima para o acordo, pag. 152) e que mostraram que eles exageraram deliberadamente os seus dados sobre os efeitos do clima de tal modo a forçar atitude das grandes potências mundiais no sentido do controle de emissões no ambiente.
Diante do avalanche de informações como podemos nos posicionar?


Para mim olhar para o real que aparece no conjunto dos dados é o caminho para encontrar uma posição justa diante do que acontece.


Neste caso da questão ambiental penso que são evidentes algumas coisas:
1) O uso do ambiente está envolvido com o tema do desenvolvimento econômico.
2) Existe um modo de usar o ambiente para fins econômicos, chamado de sustentável, ou seja que respeita o ambiente e o preserva de algum modo.
3) Os ambientalistas muitas vezes tem uma atitude excessiva.
4) O embate é entre um grupo muito poderoso economicamente e outro muito poderoso como idéias, mas nada do ponto de vista de grana.


Volta a pergunta: a quem interessa? A NÓS.


Nos interessa que o nosso país desenvolva? Sim, desenvolvimento significa emprego e consequentemente melhores condições de vida.


Nos interessa preservar o nosso ambiente? Sim, pois a vida sobre a Terra está ameaçada por um conjunto de situações e sem "casa" que adianta o desenvolvimento econômico? Onde habitaremos?


Como nos posicionaremos?


Depois de colocar todos os fatores envolvidos sem esquecer nenhum deles é preciso tomar uma posição, fazer escolhas.


Neste caso ambiental a proposta que tenho trazido aqui no meu blog é que entre ONGs ambientalistas e o Poder Econômico, eu fico com os primeiros porque o mais importante é refrear um dessenvolvimento não sustentável, não impedir o crescimento econômico, como muitas vezes parece que os ambientalistas desejam, mas colocá-lo a serviço de todos e não de uns o que em outras palavras quer dizer SUSTENTABILIDADE.

Nenhum comentário: