Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PARA QUE SERVE A TELEVISÃO? ENTRETENIMENTO? QUAIS OS LIMITES?

Semana passada foi marcada pela suspeita de estupro dentro da casa do BBB 12. Além da discussão do assunto em si e da ação policial desencadeada tomou conta da imprensa o tema de que nem tudo pode na televisão brasileira e que ali neste caso se revelara que nem toda baixaria será aceita.

A revista Veja desta semana  publicou uma matéria sobre esse assunto e uma entrevista com o Boni, pai do produtor do BBB, o Boninho. Nela ele fala que não concorda com o modo como é conduzido este tipo de programa e que ele nos seus tempos de diretor da mesma emissora teria adotado por duas ou três vezes medidas para evitar situações difíceis, evidentemente de outra ordem de problema.

O que gostaria de refletir aqui é para que serve a televisão e os meios de comunicação? Para entretenimento diria a maioria. Entreter também significa na linguagem comum enrolar alguém para que ele esqueça de algo que quero que ele esqueça, por exemplo a mãe entretem o seu bebê com um brinquedinho para que ele esqueça da tomada onde insiste em botar o dedo.

Neste caso ninguém teria dúvida de que o interesse da mãe, é o bem do seu filho, mas evidentemente nem todo entretenimento tem a mesma finalidade.

O BBB é algo que a maior parte do tempo é um entretenimento da pior qualidade, isso é quase um consenso, mas qual a finalidade?

Como comentei aqui outras vezes é muito difícil julgar intenções, por isso interessa o fato real, é um programa de má qualidade. O que eu faço? Não o assisto.

Acredito que essa é a única maneira de controle real. O controle do que se transmite na televisão  é muito temerário, pois sempre predispõe a censura. A sociedade brasileira tem muita experiência do que significa a censura e por isso deveria buscar barrar qualquer possibilidade de seu retorno.

Mas eu sou uma pessoa adulta e quem é jovem ou criança? Função dos pais acompanhar o seu filho em seu desenvolvimento, ou seja educar!

Aqui me parece que esteja o "x" da questão! EDUCAÇÃO!

A nossa sociedade vem se omitindo de seu papel de educar: seja em casa ou na sociedade é preciso que os educadores assumam o seu papel e que jovens e crianças tenham a oportunidade de um crescimento humano real. Esse problema é pior que o BBB, mesmo com tudo aquilo que rola neste programa, os adultos se omitirem de educar é o nosso principal problema.

O mesmo vale para o campo social e político a Educação não é uma prioridade como tenho comentado várias vezes aqui.

Por isso, é necessário começarmos a atuar socialmente para que nossos jovens e crianças tenham oportunidades de serem educados e fazer escolhas com consciência. Esse é  o único caminho para uma sociedade mais humana e fraterna.

RENOVA BRASIL! EDUCA BRASIL!

Um comentário:

Marcelo disse...

Educar é um risco. Já dizia um grande amigo há anos atrás!
Acredito que o problema é que temos uma geração de "educados" que se abriram para tantas experiências pós censura, gerando filhos com critérios experimentados e repassados sem um juízo do prejuízo humano, não que o regime fosse um critério humano, longe disso. Nós que estamos na "ponta" recebendo estes filhos com conceitos e vários "saberes, estilos e modos novos" ficamos sem saber a melhor forma de acolher essas diferenças, então a educação se restringe, quando o professor dá conta, de repassar técnicas... dentre tantos outros males da atual sociedade a televisão é só mais um, entendem?!... falta mesmo, pessoas empenhadas com a própria vida e que queiram ser protagonistas nesta nova realidade que se apresenta a nós cotidianamente. Faltam pais, educadores, professores e homens com coragem suficiente para dizer ao mundo aquilo que está próximo de uma humanidade mais digna.