Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

AH! SE O PT NÃO FOSSE PT

Essa foi uma provocação aos amigos petistas. Certamente eles me dirão: se o PSDB não fosse o PSDB. Assim como muitos já disseram se o Brasil não fosse o Brasil e a lista de fatos políticos se ampliaria de acordo com o meu local de observação e os valores que cada um tem e considera como seus pontos de referência.

Mas é também para abordar hoje três temas da pauta jornalística nacional desta semana: Direitos Humanos, Privatizações e Aborto. Eles colocaram uma série de interrogações sobre a posição da presidente e do seu partido.

O primeiro apareceu em função da viagem da presidente a "ilha" e seu quase total silêncio  sobre o tema. Se ela queria ficar calada para não ter constrangimentos diplomáticos não precisava ter sacado a frase: "os direitos humanos não podem ser armas ideológicas", mas e quando era bandeira política do partido contra os governos no país. Era na época da ditadura, mas e quando era contra o FHC.

Eu só queria entender!

O tema das privatizações está ligada ao processo de concessão à inciativa privada da exploração dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília realizado esta semana (leia). Este assunto foi uns dos temas mais importantes no debate eleitoral entre Dilma e Serra. Neles Dilma deixou claro a sua posição, a do seu partido e a de Lula contrárias as privatizações realizadas durante o governo FHC.

Será que é porque Dilma mudou de opinião sobre o tema?

Sobre o aborto falou a nova ministra-chefe da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci. A ministra nem bem foi empossada e se declarou a favor do aborto. No dia seguinte, hoje, disse que o aborto é "simplesmente" um tema de saúde pública: " não é uma questão ideológica é uma questão de saúde pública, como o crack e outras drogas, a dengue, o HIV e todas as doenças infecto-contagiosas".

SERIA MELHOR TER FICADA CALADA. FETO E MOSQUITO SÃO BASTANTE DIFERENTES SENHORA MINISTRA.

Estou aguardando a fala da Dilma, pois na campanha presidencial ela falou SER TOTALMENTA CONTRÁRIA a legalização do aborto. É certo que ela havia falado o contrário alguns anos antes. Talvez agora possamos saber qual a sua  VERDADEIRA  posição.

Aponto estas três evidentes contradições porque os três temas são muito importantes para qualquer sociedade democrática. E isso é uma coisa que Cuba não é há muito tempo e o Brasil é há um bom tempo.

O tema da privatização fala sobre a concepção de estado que o governo e o partido querem. Não parece haver uma grande diferença entre Lula/Dilma e FHC, é sempre tudo uma questão de ser oposição ou governo. Uma coisa que vale no plano federal não vale no plano estadual ou municipal dependendo se é meu partido ou não, que seja o governo. Deixa-se enganar quem quer.

Os direitos humanos e a legalização do aborto se referem ao valor da pessoa humana e um político não pode se posicionar de acordo com  circunstâncias, como estar na oposição ou na situação. Ou você é contra ou a favor, seja quem for o atingido. Se o agredido é um cubano não é menos importante. Se bem que para Lula  os presos políticos cubanos são bandidos.

Não interessa se a pessoa tem esse ou aquele tamanho, ela sempre terá direito a vida digna, mesmo que a ministra o considere como um mosquito ou um vírus.

Aguardo a posição da senhora presidente. Espero que desta vez seja a verdadeira.

Para mim a atuação política tem de se basear na VERDADE. A diferença e o debate fazem parte da democracia.

Se você acha que o aborto é um tema semelhante a dengue porque são temas que atingem muitas pessoas eu não concordo porque no meu aprendizado de epidemiologia, que infelizmente começou na faculdade e departamento que hoje a ministra é professora titular, o que define um tema é um conjunto de fatores que estão envolvidos na sua ocorrência. Os da Dengue são bastante diferentes dos do Aborto. Eu não sou nem melhor nem pior do que a Eleonora, somos diferentes. Da presidente espero ainda saber.

RENOVA BRASIL. POR UMA POLÍTICA BASEADA NA VERDADE.

Nenhum comentário: