Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

O MEU NETO VÍRGILIO NASCEU, COMO NÃO FALAR NELE?

O meu neto Virgílio nasceu quarta-feira passada, dia 11/04, eu não "podia" falar de outro assunto hoje. Porque?

Porque a vida de uma pessoa é algo que se impõe!

É um fato que não pode ser definido por nenhum discurso.

A minha família não tem outro tema de interesse desde então. A cada assunto o Virgílio é citado.

Mas ao falar dele como não me perguntar sobre o seu futuro? O que o espera? Quando ele estiver com a minha idade como ele verá o mundo que nós passamos para ele, que eu passei para ele?

Na nossa sociedade, existe uma mentalidade dominante para a qual  uma vida humana  só tem valor se tiver interesse para o poder, que em resumo é  o seu valor econômico.

Mas para nós o Virgílio tem um valor que não dá para relatar aqui, ele já mudou as nossas vidas. Dos pais a mudança está estampada nos olhos, a alegria e as olheiras das poucas horas de sono. Para nós avós e tios a mudança é uma pouco mais tranquila, porém também muito profunda.

A experiência que iniciamos esta semana certamente é mesma de outras famílias em momentos semelhantes.

Como olhando para o Virgílio não pensar em todas as crianças que nasceram nesta semana?

O valor delas no mundo é o mesmo!

Mas porque o mundo teima em não valorizá-las, em considerar que o seu valor é de uso, como se fossem coisas e não pessoas?

O Virgílio está no meu coração e da minha família, com sua presença ainda tão pequena, a gritar o contrário: a vida, as pessoas tem um valor e não deveriam nunca ser reduzidas a coisa.

Cada um de nós que viu o Virgílio não pode não pensar em Deus, em Cristo. É esse o seu grito no nosso coração.

É esse o valor de cada pessoa. Nos chama para Algo maior que nós. Por isso nenhuma vida pode ser tirada, não existe razão para isso, nada pode justificar.

Toda vez que em nossa sociedade alguém (os iluminados) insiste que a vida de uma pessoa é o seu uso, faz uma violência, cria violência no mundo, porque justifica, assim, tantas atrocidades que são feitas.

Toda violência (de pensamento ou armada) na sociedade destrói o humano.

E nós como nos colocamos diante disso? Os Virgílios nos pedem uma resposta!

Um comentário:

José Maurício disse...

Parabéns a vocês. O nascimento de uma criança é mesmo um milagre. Um milagre grande que promove uma mudança, mesmo que pela reflexão, até para aqueles que não estão envolvidos diretamente. Um forte abraço.