Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

QUANDO UMA CACHOEIRA LEVA A UM DELTA

Aquilo que ainda não foi visto na natureza uma cachoeira que leva a formação de um delta, na política brasileira aconteceu. A investigação do caso de Carlinhos Cachoeira que envolveu de início o senador Demóstenes Torres e quatro deputados de menor importância, passou pelo Governador do Distrito Federal e desembocou na Empresa Delta Construções.

Dois detalhes políticos importantes a Delta foi a empresa que mais recebeu recursos federais nos últimos anos (desde o governo Lula, principalmente no último ano) e a Veja desta semana (Editora Abril nº 2266 - ano 45 - nº17)retomou uma denúncia do ano passado de que quem introduziu a empresa neste circuito foi nada mais, nada menos que o grande consultor de empresas José Dirceu.

Para mim essa cachoeira de notícias só revela uma coisa: o nível de corrupção da política brasileira que permeia quase todos os partidos políticos brasileiros.

Neste ponto podemos chegar a duas conclusões:
- igual a dos políticos - somos todos iguais, a minha corrupção é igual a de todos, assim, nem é algo realmente importante. Talvez voltemos ao velho: roubo, mas faço.
- igual a minha e de tantos - temos que fazer alguma coisa, temos que participar e colocar algo de ético no meio de tudo isso, como alguns já tem feito (sim eu conheço políticos que tem trabalhado nessa mesma proposta).

Um outro tema vinculado ao caso é que toda essa movimentação seria uma cortina de fumaça para desviar a atenção da finalização do julgamento do caso mensalão pelo STF (que segundo Lula não passaria de uma grande fraude da imprensa e dos conservadores).

De qualquer maneira qual seja a intenção da cachoeira de notícias o importante é que tudo seja esclarecido tanto na CPI do caso Carlinhos Cachoeira quanto o do mensalão. Porém, isso não bastará!

No último final de semana houve uma intensa manifestação contra a corrupção. Isso é importante, mas não basta.

Se não houver uma importante mudança dos atores principais, mudarão somente os assuntos. Antes mensalão, agora envolvimento com Cachoeira.

Nenhum comentário: