Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de junho de 2012

O MENSALÃO VAI SER JULGADO EM AGOSTO! E DAÍ?

O STF marcou o início do julgamento do mensalão para 01 de agosto deste ano. A denúncia foi apresentada na imprensa em 2005, o processo foi iniciado no supremo em 2007. Ou seja um longo processo que chegará ao fim. Mas e daí? Merece a ênfase que vem tendo na imprensa?

Na minha opinião, sim.  Que ele chegue ao fim é um passo muito importante para a democracia brasileira, porque é necessário entender se nesse país somente ladrão de galinha é preso, se existem duas justiças nesse país.

Porém, o modo como o julgamento vem sendo tratado, a grande repercussão na imprensa, dá a imprensão de que a finalização do julgamento do mensalão por si só resolva o problema de corrupção do país.

Ele é importante para a democracia. É importante para o Judiciário mostrar que é um poder interessado em construir um país mais justo para todos, mas a finalização do processo, evidentemente, não acabará com a corrupção no país.

Infelizmente ela continuará existindo e somente o processo político pode ser o caminho para enfrentá-la.

Somente quando a questão da ética na política deixar de ser mero discurso e se transformar em propostas concretas que levem a uma maior transparência na administração pública em todos os níveis e poderes. Isso nos levará a um caminho concreto de enfrentamento da corrupção.

Por isso, esse ano é um bom momento para iniciar esse caminho ao identificar políticos realmente comprometidos com a ética, não como discurso mas com prática, como propostas.

Nenhum comentário: